Mateca é um cantor, compositor e produtor de forte influência na cena trap brasileira.
Autêntico e inovador, se destaca por letras afiadas e por usar a moda e o audiovisual como extensões de sua arte, traduzindo sua identidade de forma visual.
Hoje, acumula milhões de ouvintes nas plataformas digitais, colaborações de peso e vem ganhando destaque também fora do Brasil.
É porque hoje, eu vou fazer valer a pena
A trajetória musical de Mateca começou em 2018, quando se mudou com a família para os Estados Unidos após perderem a casa em desastres naturais.
Durante a adaptação ao novo país, entrou em contato com o trap, estilo já bastante popular por lá, e começou a escrever suas primeiras rimas.
No ano seguinte, gravou suas músicas e, já no segundo lançamento, estourou com “JATIN”. Em seguida, veio o sucesso de “Te ensino a voar”, que hoje conta com mais de 20 milhões de streams.
Autenticidade e visão artística
Mateca traz nas letras a autenticidade de quem vive a cultura urbana. Fala de experiências reais, superação e o cotidiano das ruas.
A afinidade com a moda e o audiovisual é um dos diferenciais de seu trabalho. Ele participa de todas as etapas dos clipes, da criação ao resultado final. Também comanda a marca de vestuário KNESSE, que traduz seu estilo e visão artística.
No Rock in Rio 2022, Mateca mostrou sua força no palco com uma performance enérgica e presença marcante, cativando o público e destacando sua conexão com a plateia.
Ascensão na cena trap
Mateca já colaborou com importantes nomes do trap nacional, como L7nnon, MC Rebecca e Teto.
Com este último, lançou os hits “Bala Azul” e “Tava Bom”, que somam mais de 100 milhões de streams e garantiram sua participação no programa de Pedro Sampaio na MTV, onde surgiu um single com o DJ.
Em 2023, lançou o álbum “Resgate”, de forma independente. São 15 faixas solo e uma colaboração internacional com Octavian, artista assinado pelo rapper Drake.
Essa parceria o levou à rádio sa MOUV, onde se apresentou com freestyle e participou de conversas sobre cultura, ampliando seu alcance na cena global.
Novos projetos
Em 2024, o trapper lançou “COLHEITA FELIZ”, EP com seis faixas, que inclui uma colaboração com Kevin o Chris.
Já em 2025, Mateca continuou a expandir seu repertório com novos singles, como “BEM VINDO A 4TAL”, com Arthuzim e 3X, e “LADO CHIC”, com Franco e The Sir!.
Também colaborou com On The Radar, plataforma internacional que destaca talentos emergentes da cena urbana, resultando no single “Mateca On The Radar Freestyle”.
Sucesso em números
Instagram: + de 132K seguidores
Spotify: + de 1.3M ouvintes mensais
Youtube: + de 259 mil inscritos
Gostou de conhecer a trajetória de Mateca? Siga o artista nas redes sociais para não perder as novidades: @mateca
Texto: Anna Ferreira | Arte: Marcela Maciel